¿Que Pasa? Novembro, 2020

Escrevo enquanto escuto The Fletcher Memorial Home, do Pink Floyd no The Final Cut. Eu realmente gosto MUITO de Pink Floyd. Mas até a tal era Roger Waters, que se fecha com esse album (o Waters saiu da banda nessa época). Teve uma época que eu achava esse o melhor album deles, e escutava quase que diariamente.

Nesse mês, diante do fiasco do projeto do youtube-dl ter sido derrubado, eu aproveitei que eu já tinha arquivado o projeto e espelhei ele no git.eletrotupi.com. Conversei com bastante pessoas a respeito sobre a fragilidade de projetos de software livre armazenados em redes centralizadas e uma alma caridosa traduziu meu texto sobre sobre arquivar as coisas para o francês.

Também enviei alguns patches de tradução, em especial ao log28 e o Badwolf. Também pulei no vagão rumo ao Gemini, um novo e mais simples protocolo. Nesse processo enviei alguns patches para o satellite, o servidor que eu escolhi usar no gemini.eletrotupi.com.

Alem disso motivado pela falta de espaço constante e necessidade de um computador a longo prazo, na sexta-feira (27 de Nov), montei um (computador) para mim. Foi uma boa oportunidade para refazer a configuração e colocar em prática algumas tecnologias melhores como o ZFS 1. Acabei mantendo o mesmo sistema (Arch), apesar de que migrei meu notebook para o Alpine. Espero que dure por uma boa década!


  1. ZFS é um sistema de arquivos mais avançado com diversas funcionalidades como compressão automática, espelhamento em outros HDs, RAID, etc. ↩︎