Sobre Processos

Processos não significam uma desnecessária burocrátização sobre as tarefas de um time/equipe/comitê. Na verdade, os processos servem apenas como guias de como funciona o fluxo e descreve melhor como se dá a eficiencia do trabalho cotidiano daquele grupo de pessoas. Essa definição não é algo ruim e criar processos não deve ser um peso, assim como executá-los também não. Mas a inerente falta deles, acanta um défict e vulnerabiliza as pessoas envolvidas com o trabalho.

Novamente, é o trabalho de um gerente de analisar as equipes que trabalham naquele projeto e esquematizar mais sobre ele e como que pode-se trabalhar de forma mais eficiente, alocando processos de eleição (no caso de espaços auto-gestionados) ou elegendo representativos (no caso de espaços de trabalho hierárquico) para serem as pessoas responsáveis por certos setores daquela equipe.

Alocar alguns “cargos” ajudam a distribuir o trabalho necessário, e também criam pontos de referencias dentro da equipe para que não afogue ninguem com demandas insustentáveis para uma pessoa só. Entretanto, é necessário que essas pessoas tenham papéis e rotinas de trabalho bem definidos.

Dado esse cenário, é necessário uma boa e eloquente articulação com os envolvidos. Aliás, articulação e organização, como eu já bem defendi é o elemento mais essencial de quaisquer tipo de gestor. Não se precisa inventar “novas formas de trabalhar” para ter uma comunicação e distribuição de trabalho eficiente. Basta alocar o que cada pessoa está fazendo, marcar reuniões de forma publica e transparente em calendarios, reunir a informação sobre o que foi discutido em uma determinada reunião. Retransmitir para pessoas que estiverem ausente de alguma reunião de forma pública quaisquer informação sempre que for definida.

Criar processos deve ser entendido em determinar como que se deve trabalhar, mas sem escrever sobre pedra. Permitir flexibilizações e adaptações a uma rotina de trabalho é o que evita que processos se tornem burocracias desnecessárias que apenas enforcam as pessoas envolvidas.