¿Que Pasa? Agosto, 2020

Mais um mês que se passou. Escrevo essa atualização atrasada, porque esse mês está, além de passar rápido, sendo bem sobrecarregado, espero que entenda.

Primeiro, eu voltei das férias, que foram bem aproveitadas! Dentro de todos os cuidados necessários fui visitar minha família, na minha cidade Natal, afinal já fazia mais de 5 mêses que não os via. Também aproveitei para terminar meus últimos rolos de filme que eu tinha guardado. Em meados de Julho, eu comprei a minha primeira Rangefinder, uma Canon Canonet QL171. Já fazia muito tempo que eu namorava a ideia de fotografar com uma Rangefinder2, mas eu não conseguia achar uma que eu sentisse vontade de usar e que não fosse muito cara. Infelizmente, ela não havia retornado da manutenção a tempo da viagem, e acabou que levei a minha confiável Pentax KM, aproveitei para documentar bastante a vida em quarentena da minha família e do bairro onde minha mãe mora, e estes filmes já estão sendo processados, assim que tiver eles de volta apresentarei aqui.

Do retorno da viagem, aproveitei para descansar e colocar séries filmes e leituras em dia, o que foi perfeito, pois voltei das férias direto em um grande projeto do trabalho e tenho estado muito atarefado com as demandas do coletivo que eu estou ajudando a construir aqui na cidade.

Tirando isso, fiz pouquíssimas contribuições, adicionei uma funcionalidade de marcar um feed como lido no miniflux, e estou preparando um patchset de documentação para o noosfero. Também aproveitei para dar uma melhorada no design do blog, trocando algumas fontes e adicionando um link para o feed rss diretamente na página inicial.

Outras Coisas

Apesar das poucas atividades, nesse mês também andei esbarrando em algumas coisas maneiras. Estive bem viciado no Single “Beautiful Strangers/No Place To Fall” do Kevin Morby.

Também assisti Valente pela primeira vez e contribuí para esse projeto de financiamento coletivo maravilhoso, “Gente não é Lixo”.

É isso, tentarei escrever a próxima atualização de preferencia antes do fim do mês.


  1. https://camerapedia.fandom.com/wiki/Canon_Canonet_QL_17_/_QL_19_/_QL_25 ↩︎

  2. O estilo de câmera criado em meados de 1920, onde para obter foco é necessário medir a distância do assunto/objeto, é a pre-decessora das câmeras SLR (Single Lens Reflex / Reflexo de Lente Única), onde através de um mecanismo complexo de espelho você vê a imagem diretamente da lente. Originalmente, havia um visor para medir o foco e outro para montar a composição da cena. A versão que eu tenho é uma versão mais moderna, onde através do mesmo visor você vê as duas imagens sobrepostas e precisa centralizar elas. As rangefinders são bem conhecidas por serem cameras mais leves, com mecanismos mais simples e ágeis. A marca mais famosa é a Leica. ↩︎