Markdown

Eu amo markdown. Tanto que escrevo as minhas anotações nesse formato e criei um programa para ajudar e tornar esse processo mais fluido. Acho que ele advém de uma estrutura muito simples e de certa forma natural e lógica.

O markdown é uma sintaxe de escrita de documentos de texto da qual tem alguns signos inspirados lá do email e BBS (Bullet Boarding System) 1. Como esses sistemas lidavam apenas com texto simples então se fazia necessário achar uma forma para demarcar intensidade ou destacar alguma palavra, alguns exemplos são a utilização de signos como * ou _ em e-mails postado em listas de discussões e conversas no IRC. Ele consegue se manter um formato de marcação e manter o conteúdo legível. Além do mais ele implementa uma série de estruturas lógicas, por exemplo a utilização de # (jogo da velha ou hashtag) como cabeçalho, quanto mais “profundo” aquela seção, mais jogo da velha você tem que usar. Para listas, simples, basta usar um traço antes do item. Links e referências? Basta incluir o texto dentro de colchetes e a URL entre parênteses. Para referências é só escolher entre numerar ou usar uma palavra de atalho [manifesto][^1] ou [manifesto][link-manifesto]

O markdown já é de certa forma um padrão 2 e do qual deveria ser adotado mais inclusive. O Paper (editor de documentos do Dropbox) naturalmente utiliza e te instruir a usar esse formato, as mensagens do Slack também oferecem suporte a markdown, e qualquer forge 3 de software também renderiza markdown. Já mundo do mobile, no Android eu conheço e uso o Markor 4 disponível no F-Droid.

Consulte o formato (em português aqui) e aqui em inglês.

Vida longa ao Markdown!


  1. Bulletin board system – Wikipédia, a enciclopédia livre ↩︎

  2. RFC 7763 - The text/markdown Media Type ↩︎

  3. Site que hospeda repositórios de projetos de programas ↩︎

  4. [gsantner/marko ↩︎