¿Que Pasa? Julho, 2020

Atípico. Diferente. Incomum. Acho que qualquer sinonimo que se encaixe nessa categoria serve para descrever esses ultimos três meses. Essa é a minha ultima semana antes de um desejado descanso de férias de 20 dias. E logo após mencionar isso eu sempre escuto um “como assim férias na quarentena?”.

Sim, férias na quarentena. Apesar de ainda estar cumprindo o isolamento, mesmo contra os grandiosos esforços dos nossos governantes no Brasil, eu realmente gosto de ficar em casa. Obviamente que é até incomparável a sensação de estar em casa com estar isolado, mas não tem sido tão incomodo de qualquer forma, o que tem incomodado é a apatia e descaso dos governantes e da classe dominante conosco, e ainda mais a falta de compreensão de quem tá vivendo isso e não tá buscando mudanças radicais. Além do mais, tenho uma pilha gigante de livros para continuar os meus estudos, e algumas ideias de projetos que estão bem formulados na minha cabeça, então esse tempo vai ser bom justamente para colocar em prática.

Também tenho pensado e ensaiado bastante assuntos sobre tecnologia e política, movimento software livre, tecnologia e a periferia e sobre o movimento anti-DRM 1.

Nesses três meses, eu aproveitei e modifiquei o layout desse blog, trocando a fonte para uma serifada (serif gang)2 e trabalhei melhor com as cores, migrando pra um fundo preto fosco com as fontes num cinza escuro. Acho que ficou melhor aos olhos.

Publiquei um mirror do t (a forma mais simples de escrever) no Github, trouxe para o português a apresentação do umbó (a minha biblioteca css modular e simples), escrevi sobre o Signal, mandei um patch para o que tem sido meu navegador já um tempinho, qutebrowser, sugeri de incluir o Better como alternativa de bloqueio de anúncios/trackers para usuários de Mac no shouldiblockads.com, e apesar de não usar mais o buttercup 3 para gerenciar senhas, eu corrigi um pedido de ajuste simplezão que eu mesmo tinha feito uns 2 anos atrás.

Enfim, acho que foi isso. Se informe e se cuide. Nos vemos mês que vem.


  1. DRM é uma sigla que significa na gringa, Digital Restrictions Management ou Restrições Digitais Gerenciada ou uma técnica da qual uma tecnologia, produto ou software vem limitado de fábrica, dá uma lida aqui ↩︎

  2. https://www.instagram.com/p/CAfvRyVg56O/ ↩︎

  3. Comecei usando o LastPass, depois o Buttercup e hoje uso o PasswordStore ↩︎