Protonmail e a Falsa Privacidade

Eu gosto de e-mail enquanto forma de comunicação, em especial por três fatores: (1) é construído em cima de protocolos abertos (2) é, de certa forma universal, sendo a porta de comunicação digital mais acessível e simples (3) existe à pelo menos 50 anos. Com esses fatores em mente, é natural que usuários tenham uma necessidade real que não foi largamente pensada originalmente: privacidade, afinal, email por si só é um protocolo que — pelo menos originalmente — envia apenas texto.

Existem algumas abordagens para se conseguir comunicação privada usando email, mas nenhuma é muito simples e quando se apresenta como simples, eu sempre fico desconfiado. Nessa semana por exemplo, saiu a notícia que um ativista foi preso, quando o Protonmail deixou vazar entregou o endereço IP (que por sua vez pode-se chegar na localização) desse tal ativista. A questão é, que o Protonmail se vende como se fosse a “forma segura de enviar email”, “retome sua privacidade”, “não deixe ninguém espiar o conteúdo dos seus emails”. De certa forma, posam como uma tecnologia incrível & inovadora da qual resolve com uma interface simples e amigável o grande monstro que é enviar emails com privacidade.

Algumas pessoas diriam que isso é uma estratégia conhecida lá na gringa como Embrace, Extend, Extinguish e talvez seja. Essa tática trabalha na perspectiva de adotar uma tecnologia já existente, “melhorar” ela e eventualmente quando uma grande parte dos usuários estiverem utilizando essa tecnologia “melhorada”, extingue-se a antiga, trancafiando os usuários nessa versão nova, proprietária.

Uma das armas mais utilizadas nessa estratégia, é o marketing. A proposta é introjetar na cabeça dos usuários que para comunicar de forma privada, você precisa ter um email do Proton — afinal todo o resto é arcaico e complexo — e pouco faz menção ao fato que eles utilizam protocolos e tecnologias padronizadas já existentes. Tecnologias inclusive que qualquer pessoa com um computador pode utilizar: basta gerar uma chave de criptografia PGP 1 e distribuir a sua chave pública para que as pessoas possam enviar um email criptografado para ela, por exemplo.

Além do marketing, é claro, tem também a falta de comunicação transparente. Ao contrário de outros provedores como o Gmail que práticamente torna impossível enviar um email criptografado, Protonmail até permite, mas não o torna fácil. A única documentação a respeito, está escondido em uma FAQ (Lista de perguntas frequentes), no meio da documentação oficial e sequer está traduzida. Além disso, o Proton faz você sentir que está cometendo um erro, mostrando mensagens na tela de forma a induzir você a não fazer isso, quase como se estivesse gritando: “não faça isso, ao invés disso, convide-o para se juntar à família Proton”.

Além disso, fazer falsas promessas de que eles não guardam nenhuma informação, contudo esse caso nos mostra que, sim eles guardam seu IP, sabe-se lá o que mais.

E o pior problema de todos, é que essas pessoas que utilizam esse serviço, já estão com seus emails sequestrados, afinal para utilizar o Protonmail você precisa criar uma conta que te disponibiliza um email fulano@protonmail.com.

Ou seja, se você quiser e precisar migrar para outro domínio, ou outro serviço, tens que garantir que todos os teus contatos e todos os lugares que possívelmente queiram entrar em contato com você saibam do seu novo email, o que não aconteceria se você utiliza um domínio próprio para email (fulano@meudominio.com.br).

Esse último ponto eu considero grave, porque te priva de conseguir migrar entre provedores. Se você se sentir ameaçado ou achar que não quer mais usar o Protonmail, você tem um trabalho longo pela frente para conseguir sair do serviço, o que em geral faz as pessoas permanecerem, mesmo que não queiram mais utilizar.

A solução, infelizmente, não é simples. Privacidade e criptografia é um direito fundamental, e ele com certeza não deve estar nas mãos de empresas e corporações. A forma mais simples, mesmo que pareça um absurdo, é de organizações hospedarem seu próprio serviço de email, dentro do seu domínio e usuários criarem e distribuirem as suas chaves públicas.

Sim, você pode hospedar seu próprio servidor de email, basta ter um servidor e um domínio na internet. Sei que isso parece uma tarefa herculiana, mas não é. A escolha aqui está mais ligada a decisão entre praticidade versus segurança. Conforto versus privacidade.

Se organizações querem lidar com a questão de email, a melhor forma é trabalhar em conjunto para construir ferramentas abertas que permitam o ecosistema florescer, trabalhar para criar processos, protocolos e utilitários que tornem mais simples alguém hospedar seu próprio email. A lógica é construir pontes para independência e não levantar muros “seguros”.


  1. Diversos clientes de email, como o mutt, Mozilla Thunderbird, oferecem de forma transparente acesso à criptografia PGP, afinal PGP já existe há 30 anos, e seu formato padronizado e aberto pode ser lido no RFC 4880 (em 88 páginas), implementações existem à rodo e sua variante mais famosa é o GNU PGP, ou gpg que provavelmente já está instalado em seu computador, seja ele Linux, BSD ou macOS. O único que como sempre, fica de fora da festa é o Windows, que necessita do programa gpg4win instalado, apesar que ele tem uma interface gráfica simples e intuitiva ao contrário dos seus irmãos do Unix. ↩︎